Everything you need know about: Google Consumer Barometer

A componente digital está cada vez mais presente no mundo empresarial, o que é notório na quantidade de marcas que optaram por ter uma loja online e na adesão dos consumidores a esta nova forma de comprar. Neste processo está envolvido não só o ato da compra, mas todo o caminho que o consumidor percorre até chegar ao produto que pretende e, por sua vez, à loja onde o vai comprar.

Tendo em conta esta evolução, quão útil seria a existência de uma ferramenta que ajudaria a perceber a forma como as pessoas utilizam a internet à volta do mundo? Pois bem, na verdade existe, é da Google, chama-se Google Consumer Barometer e … é grátis.

Tal como referi, esta ferramenta permite compreender a forma como as pessoas utilizam a internet à volta do mundo e consiste numa base de dados que teve origem em questionários feitos a 150000 indivíduos em 43 países diferentes.

Dentro do Google Consumer Barometer existem quatro grandes funcionalidades: Graph Builder, Trended Data, Audience Stories e Curated Insights.

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No “Graph Builder” é possível criar gráficos utilizando apenas a informação que nos é relevante. Existem três grandes categorias, com variadas questões incluídas em cada uma delas. “The Online &Multiscreen World”, na qual se inclui questões como a segmentação de utilizadores da internet, a frequência do uso da mesma, o número de aparelhos digitais utilizados, entre outras. “The smart shopper”, na qual se inclui, por exemplo, o tempo que é dispensado na pesquisa de um produto até à compra, os dispositivos utilizados para a pesquisa, as fontes de informação online e offline a que os consumidores recorrem, as motivações para a compra, a proximidade entre a pesquisa e a compra. E, na última categoria, “The smart viewer”, estão as questões relacionadas com os vídeos online, nomeadamente a frequência de visualizações de vídeos em cada dispositivo (tablet, smartphone e computador), os tipos de vídeos que são visualizados, as motivações, entre outras.

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Para tornar os gráficos que criamos e a informação que pretendemos ainda mais específicos, existe ainda a possibilidade de inserir filtros como a idade, o género, o país, se é ou não utilizador de internet, especificar os dispositivos usados, ou mesmo o número de dispositivos utilizados. Desta forma, é possível otimizar toda a informação para as características específicas que pretendemos estudar.

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A secção “Trended Data” inlcui uma seleção de dados pré-definidos que podem ser personalizados selecionando o país, a idade, o género. Esta categoria aborda essencialmente as tendências digitais como a percentagem de acesso à internet, diariamente, utilizando um smartphone, tablet, computador e o número médio de dispositivos conectados por pessoa.

Na categoria “Audience Stories” é disponibilizada informação acerca de quatro audiências específicas: Brand Advocates, Digital Moms, How-to Video Users e, por fim, The Millennials.

Na última categoria, “Curated Insights” encontra-se informação tratada e esquematizada sobre tópicos como: The online & Multiscreen world; The smart shopper; The Local Shopper; The internacional Shopper e The smart viewer. Cada um destes tópicos contém quatro gráficos que podem ser personalizados escolhendo o país ao qual se pretende aplicar.

Qualquer plano estratégico implica tomadas de decisão para as quais são necessários dados e informação tratada para que seja coerente e adequado, daí advém a principal vantagem do Google Consumer Barometer – uma variada base de dados acessível a qualquer pessoa a custo zero.

Nas Relações Públicas, esta ferramenta é útil especialmente para uma função específica – categorizar públicos. Através dos dados dentro de categorias específicas do interesse do plano e com a aplicação de filtros adequados que tornam os dados em leitura de informação estatística relevante é possível ter a percepção do comportamento humano em diversas situações e a sua evolução, o que permite categorizar os públicos-alvo e criar vantagem competitiva.

Pode ainda ser utilizada como apoio a tomadas de decisão no que toca a ações do plano, por exemplo para entender se faz sentido comprar Ad words no Google e, se sim, quando o devem fazer, tendo em conta a processo que um determinado perfil de consumidor faz até efetuar a compra.

“Helps you stay one step ahead”

Google Consumer Barometer.

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